segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MENSAGEM DE MIGUEL URBANO RODRIGUES AO PCB

Queridos Camaradas

Um problema de saúde me impediu de estar no Rio para acompanhar os trabalhos do XIV Congresso do Partido Comunista Brasileiro e participar do Seminário Internacional sobre a América Latina integrado no programa.


A leitura das Teses fortaleceu a minha convicção de que o PCB, na fidelidade à sua tradição revolucionária como partido marxista-lenista, atravessa uma fase de rejuvenescimento, voltando a assumir pelo seu espírito de luta e pela firmeza e criatividade ideológica um papel insubstituível nas grandes batalhas do povo brasileiro.


O capitalismo está mergulhado numa profunda crise estrutural. Incapaz de encontrar soluções, desencadeia guerras genocidas e saqueia os recursos das nações agredidas. O seu fim não tem data no calendário e a agonia pode tardar. Mas a unica alternativa à barbarie capitalista é o socialismo.


Na América Latina o discurso humanista de Barack Obama é negado na prática por uma política agressiva. O regresso da IV Frota a águas do Sul do Hemisfério, a instalação de 7 novas bases militares na Colômbia, a cumplicidade ostensiva de Washington no golpe de Estado das Honduras confirmam que o imperialismo estadounidense na América Latina, tal como na Ásia, e na África, não abdicou da sua estratégia de dominação universal que ameaça a Humanidade.


De Portugal imagino a vibração, a combatividade, a atmosfera de confiança e alegria do vosso Congresso.


Como comunista internacionalista, militei no PCB nos anos da ditadura dos generais até à Revoluçao Portuguesa.


Guardo inesquecíveis recordações do tempo em que lutei no Brasil , ombro a ombro com maravilhosos camaradas da geração de Luiz Carlos Prestes. Sinto orgulho como comunista por ter integrado nesses anos difíceis o grande colectivo revolucionário do PCB.


Hoje não duvido que a vitória, distante mas certa, será o desfecho do vosso combate internacionalista.


Através dos queridos camaradas Zuleide e Ivan, transmito-vos os meus votos de êxito para o XIV Congresso.


O Socialismo Vencerá!


Saudações comunistas do camarada Miguel Urbano



Porto, Outubro de 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário