sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ANDERSON LEANDRO, PRESENTE!

Nota do NPC (abaixo, a nota do Sindjor-PR)

ANDERSON LEANDRO, PRESENTE!

Lamentamos imensamente a morte do companheiro Anderson Leandro da Silva, grande jornalista do Paraná comprometido com as lutas populares. Ele é um dos fundadores da QUEM TV, uma produtora criada para contribuir com os movimentos sociais urbanos e rurais na área de comunicação, principalmente com meios audiovisuais. O jornalista entendia a comunicação como um elemento c
entral para a construção de outra sociedade. Anderson participou de alguns cursos anuais do NPC, colaborou com nosso Catálogo de Vídeos e levou o NPC ao Paraná para cursos e palestras.

“Anderson, junto com seu grupo, acompanhava quase todas as ações ligadas aos movimentos sociais e movimentos populares em Curitiba. Estava sempre envolvido com a luta pela moradia no Estado, 1º de maio, Grito dos Excluídos, greves, manifestações sindicais, enfim, todos os movimentos organizados de trabalhadores que não aparecem nos meios de comunicação hegemônicos”, explica Ednúbia Ghisi, jornalista do Cefúria, centro de formação ligado à QUEM TV.

Anderson estava desaparecido desde a quarta-feira da semana passada, 10 de outubro. Seu corpo só foi encontrado na tarde de quinta-feira, 18 de outubro, dia em que um homem foi preso pela morte do jornalista. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o crime teria sido por motivação passional, em que o jornalista teria mantido um caso com a mulher do acusado.

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná lançou uma nota, na qual lamenta a perda do jornalista e se solidariza com familiares, amigos e colegas. “As conclusões dos trabalhos da polícia não mudam nossa posição sobre os problemas relacionados a perseguições, ameaças e ofensas sofridas por jornalistas, fatos que impedem a liberdade de imprensa e o direito social de acesso à informação. De todo modo, entendemos ser necessário aguardar os laudos periciais da polícia científica para que o caso possa ser considerado de fato encerrado”, diz o texto.

Vamos continuar acompanhando todo o andamento do caso. Anderson Leandro, amigo e companheiro de lutas, PRESENTE!



do Sindjor-PR

NOTA OFICIAL SOBRE A MORTE DE ANDERSON LEANDRO

19/10/2012
Nota oficial sobre a morte de Anderson Leandro;
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná lamenta a morte do  jornalista Anderson Leandro e se solidariza com familiares, amigos e colegas. A informação divulgada pela polícia na  última quinta feira deixa a todos estarrecidos  com a perda. Agradecemos o empenho do grupo Tigre da Polícia Civil e  do Gaeco nas buscas e investigações. Também agradecemos aos representantes das  entidades sindicais, dos movimentos sociais, aos colegas da imprensa e demais pessoas e organizações que se mobilizaram para pedir agilidade no trabalho de investigação e que  contribuíram com alguma informação que tenha ajudado o trabalho da  polícia.

A diretoria do Sindijor-PR entende que cumpriu seu papel de cobrar respostas sobre o desaparecimento de um dos membros da categoria e que  deve ser este o procedimento para qualquer caso que envolva o  desaparecimento de um jornalista. Neste episódio, reiteramos a defesa  dos interesses dos jornalistas e ratificamos os riscos aos quais estes  profissionais estão expostos cotidianamente. 

As conclusões dos  trabalhos da polícia sobre o caso Anderson Leandro, ainda que aponte  uma relação passional, não muda nossa posição sobre os problemas  relacionados a perseguições, ameaças e ofensas sofridas por  jornalistas, fatos que impedem a liberdade de imprensa e o direito  social de acesso à informação. De todo modo, entendemos ser necessário aguardar os laudos periciais da polícia científica para que o caso possa ser considerado de fato encerrado.

O Sindijor entende, ainda, que  Anderson  Leandro deixa um importante serviço prestado à sociedade, pois contribuiu para que informações de setores oprimidos se tornassem públicos. Ele deixa um  importante acervo de imagens que integram parte da história não  oficial do Paraná, um serviço de extrema relevância que precisa ser considerado e ao qual deve ser dado continuidade.

Diretoria do Sindijor-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário