sexta-feira, 19 de outubro de 2012

NOTA POLÍTICA DO PCB: SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES CURITIBA



Mais uma vez o “ espetáculo democrático” se repete, e aparentemente a população exerceu seu direito a democracia, e “escolheu” os seus governantes. A mídia e os políticos comprometidos com a burguesia insistem em afirmar que o processo eleitoral é o ponto alto da democracia, e que neste 28 de outubro a vontade do povo decidirá os rumos de nossa cidade.

Na verdade, o processo eleitoral está longe de ser democrático. O conceito de democracia nos remete a igualdade de oportunidades, e se analisarmos com o mínimo de cuidado veremos que os candidatos já no início das eleições estão em condições extremamente desiguais. E a desigualdade se expressa de várias formas, por exemplo: na manipulação da grande mídia, no tempo de TV e rádio, e principalmente podemos verificar uma grande diferença  no finaciamento das campanhas.

Mesmo contra todas as adversidades, sem aceitar dinheiro de empresas, e sem ter o apoio da grande mídia, nós comunistas do PCB, mais uma vez participamos do processo eleitoral com o objetivo de divulgar nosso projeto,  e denunciar as desigualdades e a exploração, que são consequências do sistema capitalista.

Assim como em 2008, o PCB apoiou a candidatura de Bruno Meirinho candidato pela Frente de Esquerda ( PCB/PSOL ).  No entanto, diferentemente de 2008, o PSTU-Curitiba se recusou a compor  a Frente de Esquerda, priorizando sua auto-construção em detrimento do fortalecimento da Frente de Esquerda. Gostaríamo de agradecer ao PSOL de Curitiba pelo companheirismo, pela fraternidade, e pelo respeito mais uma vez demonstrado nestas eleições. Mas também ressaltar a necessidade de fortalecimento e ampliação desta FRENTE DE ESQUERDA para além do processo eleitoral.

Mesmo sem grandes êxitos nas urnas, nosso partido sai fortalecido do processo eleitoral, pois, mais uma vez nossa militância se mostrou aguerrida, disciplinada, e principal, fomos firmes em nossas convicções política, e não reduzimos nossa militância às eleições.

Para os comunistas, a eleição é apenas mais um momento de se travar a luta política. O processo eleitoral acabou, mas a luta continua, e nós do PCB, continuaremos nos bairros, nas ruas, nas praças, nas fábricas, escolas, universidadas, e em todos os espaços onde a luta pela transformação da sociedade seja necessária.

Nós do PCB não acreditamos que a transformação da nossa sociedade será realizada por meio de uma eleição, estamos convíctos que a luta pelo fim da do exploração homem pelo homem, pelo fim das desiguadades,  pelo fim do capitalismo, é construída na luta diária, junto aos trabalhadores,  nos bairros, nos sindicatos, nos movimentos sociais, nas associações de bairros, nas escolas, nas disputas de ideias.

A derrota de Luciano Ducci logo no primeiro turno das eleições, representa claramente o descontentamento e desejo de mudança pela maioria da população curitibana, no entanto, nós do PCB não temos ilusão de que  Gustavo Fruet ou Ratinho Jr. representem uma mudança de verdade. Na verdade o que existe é uma falsa polarização, pois, ambos representam os interesses, e tem apoio  político e financeiro das elites, ambos estão “amarrados” aos interesses da burguesia e são financiados por ela.

Temos a clareza  de que nem Ratinho nem Fruet representam os interesses da classe trabalhadora, e é por isso que nós do PCB lutaremos para construir em Curitiba uma FRENTE ANTI-CAPITALISTA E ANTI-IMPERIALISTA, que seja capaz de aglutinar forças suficientes para enfrentar os interesses da burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário