sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saudação das FARC-EP ao PCB



Saudação das FARC-EP ao PCB
Apreciado Iván Pinheiro
Camaradas do Partido:
Nosso afeto os sauda. Desde as montanhas da Colômbia, com a bandeira vermelha de Luiz Carlos Prestes ondeando no coração, nosso abraço guerrilheiro, fervilhando de admiração e de esperança, a toda a combativa militância do Partido Comunista Brasileiro em seus 90 anos de luta consequente pelo socialismo.
À solidariedade se responde com solidariedade. É um dever e um mandato ético de todo revolucionário. Viva o internacionalismo. Nossa luta por uma Colômbia Nova, patriótica, democrática, bolivariana e socialista faz parte do retumbar das lutas dos povos do continente que buscam uma saída anticapitalista, e nelas nos sentimos estreitamente unidos aos empreendimentos do Partido Comunista Brasileiro.
Acertada, muito acertada a determinação do PCB de dirigir seus esforços para a construção de um Bloco do Proletariado como espaço de unidade das forças políticas e sociais, bloco antiimperialista e anticapitalista em movimento para o socialismo. Sim. Os grandes recursos naturais devem ser canalizados para a solução dos graves problemas sociais, tal como o concebe o partido. A unidade de ação conformará a força capaz de resistir à economia de mercado que saqueia nossos recursos e precariza a dignidade humana.
Ante a crise generalizada e a decadência inexorável do sistema capitalista mundial, os povos do continente deveríamos reunir em um só punho os anéis de uma nova sociedade, sem exploração do homeme pelo homem, democrática de verdade, justa, disposta a salvar o planeta, a vida mesma, da depredação neoliberal exacerbada. Sabemos que o capitalismo, ainda que cambaleante, não cairá sozinho, e que a crise o tornará mais agressivo. Porém, a inação não conduzirá à alternativa anticapitalista que reclama a humanidade. É necessário articular a mobilização simultânea dos povos por seus direitos. Pedimos ao PCB para contribuir, junto com outras organizações, partidos e movimentos do continente, à cristalização deste propósito.
Não é certo que na Colômbia se assista ao fim do fim da insurgência guerrilheira. Os reveses, previsíveis em uma confrontação armada, não afetam para nada nossa determinação estratégica de buscar o poder para o povo pela via das alianças políticas, da solução diplomática do conflito, ou pelas armas. Aqui seguimos firmes, apontando para o socialismo e à Pátria Grande, com as bandeiras de Bolívar e Manuel. Este povo, o da Colômbia, se está levantando e marcha contra a desnacionalização e transnacionalização da economia, por sua soberania e paz com justiça social.
Por intermédio das FARC-EP, o Partido Comunista Clandestino da Colômbia, PCCC, saúda o PC Brasileiro e lhe extende seu abraço solidário e felicitações nestes 90 anos de luta persistente pelo socialismo. A constância vencerá, estamos seguros.
Com Prestes, o Cavaleiro da Esperança, o povo do Brasil prosseguirá a marcha até a concretização de seu sonho.

Fraternalmente,
Comissão Internacional das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 19 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário