sábado, 19 de setembro de 2009

Cinema cubano em Curitiba


Ah, como é bom me lembrar daquele mês de outubro de 2001 quando estava em Havana e lá acontecia uma grande mostra de cinema latino-americano, os filmes eram de qualidade -mas não dá para dizer que o preço da entrada era "especial", "promocional" ou "barato". ERA DE GRAÇA!



A vida pública em Cuba me chamou a atenção. As pessoas não são obrigadas a trabalhar tanto como aqui, em alguns setores se trabalha um dia sim, um dia não. Então dá para fazer outras coisas que não só trabalhar! Sou professor e trabalho de segunda a sexta, já no sábado e no domingo... trabalho também! Então você vai para Cuba e vê as pessoas na rua, conversando, as crianças brincando (lembro bem de duas lindas crianças negras jogando beisebol, o esporte nacional cubano, num clima não-competitivo. Aqui em Curitiba vejo muitas catando lixo), operários jogando dominó, lendo jornal, indo nos museus. Não há aqui em Curitiba gente do povo nos museus. Mas lá sim, e nem pagam entrada. As praças públicas, num ato de soberania cotidiana, estão sempre cheias e as pessoas, tranquilas. Nas ruas você pode assistir bandas tocando música cubana, chama a atenção que são todas muito boas. Nas ruas também há apresentações teatrais; dizem que no Brasil tinha e se chamava "mambembe" - lembram? Eu não lembro, pois quando nasci, em 1981, o capitalismo e seu regime ditatorial já haviam arrasado com isso. Ah sim, aqui há aqueles artistas, como a "Cia. do Latão" - maravilhosos e... são de esquerda. Nós já não temos vida pública, é perigoso, você pode ser assaltado, morto, preso por engano pela polícia (aconteceu com um amigo, um conhecido e com o filho de uma colega de trabalho!). Lá não tem essas coisas. Aqui, vida pública só com autorização da burguesia, pois eles são os próprietários dos shoppings, e são também os secretários de segurança pública e podem deslocar a polícia para um determinado local, como o Parque Barigui, e criar a (falsa) sensação de segurança - pois a polícia pode te prender, como eu disse antes.

Até me perguntaram, aqui no Brasil, que horas é o toque de recolher em Cuba. Que absurdo, ficam vendo aquele monte de besteiras na televisão, nos jornais, nas revistas (os aparelhos ideológicos da burguesia) e acham que existe isso lá! "Toque de recolher em Cuba" - que mentira! Mas nós temos o nosso - inforal, mas temos. Aqui perto de casa, por exemplo, a Avenida Presidente Getúlio Vargas (aquele ditador da burguesia), depois que escurece fica bem perigoso.


Se eu fico triste com isso? Claro que não, fico revoltado e a CERTEZA (fé é para religiosos) na causa do socialismo e da revolução só se fortalece. Minha irmã conheceu uma albanesa que disse que liberdade ela tinha quando podia sair de madrugada a pé sozinha, ou voltar da festa a pé com as amigas e nada lhes acontecia. Hoje, restaurado o capitalismo, a liberdade burguesa tomou o lugar da liberdade proletária e a amiga albanesa de minha irmão não pode mais sair depois que escurece, pois é perigoso. Tem que ficar em casa, vendo televisão! Um amigo foi estudar na Polônia, então socialista, e, chegando lá, além do salário para estudar (sim, quem estava na graduação e na pós-graduação recebia salário!) recebeu mais uma verba para COMPRAR ROUPA. "Credo! Que consumismo!" Vai pensar a criatura que não sabe que outro mundo, e bem melhor, é possível. Recebia dinheiro para roupa sim, pois lá - as autoridades polonesas o sabiam - faz bem mais frio que aqui. Nós não temos roupas para o frio da Polônia. Mas isso, junto com o socialismo, acabou; e só voltará com ele - o socialismo.



Quero sair na rua e não ver crianças - nem adultos - pedindo esmolas; quero andar tranquilo, sabendo que não sofrerei violência alguma. Quero viver numa sociedade onde o meu problema é de todos e o problema das outras pessoas são meus e onde todos unidos solidária e fraternalmente resolveremos os problemas. Quero uma sociedade onde eu não fique desempregado e, por causa disso, seja chamado de "vagabundo" - como já aconteceu. Ora essa, o desemprego foi mais umas das terríveis consequencias do capitalismo! Não é por falta de "vontade de trabalhar" que ele existe! Mas também não quero só trabalhar - quero pintar, quero fotografar, quero escrever, quero cuidar das plantas, quero conversar sem pressa, quero amar tranquilo - mas não sozinho, como minoria, como burguês, mas sim como uma conquista social de meus irmãos trabalhadores, onde não somos expropriados do produto de nosso trabalho.



Quero ver a juventude crescer saudável, tranquila com o futuro, sem drogas (vivemos numa sociedade onde não se vive sem drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas), podendo estudar, vivendo em ambientes amistosos, não-competitivos, podendo ter melhores condições para atravessar a difícil transição entre a infância e a idade adulta - a chamada adolescência.

Quero uma sociedade sociedade onde todos tenham seu lugar ao Sol, pois nela isso será uma conquista social e não um "privilégio" que acaba assim que o patrão te demite.
Quero uma sociedade onde eu possa envelhecer da melhor maneira possível, sabendo que as gerações vindouras terão um mundo ainda melhor - e não a atual ameaça de destruição do planeta, a previsão do aumento do desemprego, de aprofundamento da crise, etc.
Este mundo só é possível se ele for socialista.

As experiências socialistas foram, são e serão apenas um pedacinho do que queremos para a humanidade, apenas uma etapa anterior à sociedade comunista - onde cada um oferecerá à sociedade o esforço correspondente à sua capacidade e receberá da sociedade em função da sua necessidade.

Ah, mais o assunto era a mostra de cinema cubano em Curitiba, então segue mais abaixo a programação. Então, quando entar na sala de cinema, pense que um taxista cubano com o qual falei, assistiu cinco filmes sem pagar no dia de sua folga. Pesquise entre os taxistas daqui, você se surpreenderá com o que ouvirá, pois muitos nunca foram no cinema. E, quando as luzes da sala de cinema se acenderem novamente, pense que podemos sair das trevas do capitalismo e construir uma nova sociedade - a socialista. A atual sociedade burguesa não permite isso à esmagadora maioria da população (a classe trabalhadora). Só o socialismo nos possibilitará.



Rodrigo Jurucê

» Dia 19/09
15h – Obataleo (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Retrato de Teresa (Cine Luz)


17h30 – Memórias do Subdesenvolvimento (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – A Vida é Assobiar (Cinemateca de Curitiba)


20h – Morango e Chocolate (Cine Luz)

20h30 – El Benny, a Vida de Benny Moré (Cineplex Batel)



» Dia 20/09
15h – Retrato de Teresa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Memórias do Subdesenvolvimento (Cine Luz)


17h30 – Lista de Espera (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – El Cuerno de la Abundancia (Cinemateca de Curitiba)


20h – Kangamba (Cine Luz)20h30 – Mesmo que Esteja Longe (Cineplex Batel)



» Dia 21/09
15h – Aventuras de Juan Quin Quin (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Retrato de Teresa (Cine Luz)


17h30 – Vídeo em Família (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Bairro Cuba (Cinemateca de Curitiba)


20h – Morango e Chocolate (Cine Luz)


20h30 – Roble de Olor (Cineplex Batel)



» Dia 22/09
15h – Alice no Povoado de Maravilhas (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Memórias do Subdesenvolvimento (Cine Luz)


17h30 – Vampiros em Havana (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Outra Briga Cubana contra os Demônios e o Mar (Cinemateca de Curitiba)


20h – Kangamba (Cine Luz)


20h30 – A Bela do Alhambra (Cineplex Batel)



» Dia 23/09
15h – Lucía (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Retrato de Teresa (Cine Luz)


18h – Três vezes Dois (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Páginas do Diário de Maurício (Cinemateca de Curitiba)


20h – Morango e Chocolate (Cine Luz)


20h30 – Guantanamera (Cineplex Batel)



» Dia 24/09
15h – As Profecias de Amanda (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Memórias do Subdesenvolvimento (Cine Luz)


17h30 – Documentários de Santiago Alvarez (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Suíte Havana (Cinemateca de Curitiba)


20h – Kangamba (Cine Luz)


20h30 – A Idade da Peseta (Cineplex Batel)



» Dia 25/09
15h – Madagascar (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Retrato de Teresa (Cine Luz)


17h30 – Caminho do Éden (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Curtas dos Novos Realizadores (Cinemateca de Curitiba)


20h – Morango e Chocolate (Cine Luz)


20h30 – Lista de Espera (Cineplex Batel)



» Dia 26/09
15h – Montanha de Luz (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Retrato de Teresa (Cine Luz)


17h30 – Cuba, 30 anos depois (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Documentários de Santiago Alvarez (Cinemateca de Curitiba)


20h – Morango e Chocolate (Cine Luz)


20h30 – Hello Hemingway (Cineplex Batel)



» Dia 27/09
15h – Brascuba (Cinemateca de Curitiba)


16h – Sessão Interativa (Cinemateca de Curitiba)


16h – Memórias do Subdesenvolvimento (Cine Luz)


17h30 – Soy Cuba, o Mamute Siberiano (Cinemateca de Curitiba)


19h30 – Soy Cuba (Cinemateca de Curitiba)


20h – Kangamba (Cine Luz)


20h30 – O Corno da Abundância (Cineplex Batel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário