quarta-feira, 30 de setembro de 2009

XIV Congresso Nacional do PCB é notícia no jornal do Partido Comunista Venezuelano (PCV)



NOTA SOBRE O CONGRESSO DO PCB PUBLICADA NO JORNAL DO PCV:


XIV Congresso do Partido Comunista Brasileiro


Rio de Janeiro - Sob o lema da Reconstrução Revolucionária será realizado, de 9 a 12 de outubro, o XIV

Congresso Nacional do histórico Partido Comunista Brasileiro (PCB). O Rio de Janeiro sediará os quase trezentos delegados eleitos em cada um dos Estados do país latinoamericano.


O temário estabelecido para o debate de quatro dias é: Capitalismo hoje; Socialismo: Balanço e perspectivas; Estratégia e Tática para a Revolução Brasileira; Estatutos do Partido; Declaração Política; e Eleição do Comitê Central.

Durante estes dias de outubro culminará o processo congressual que passou por várias etapas, começando pelo registro de militantes encerrado em 10 de junho, passando pelos Congressos Municipais que se realizaram de junho a agosto, os Congressos Regionais em setembro, e as Tribunas de Debates de maneira contínua até este mês de setembro. Como ante-sala ao XIV Congresso Nacional, nos dias 8 e 9 de outubro será realizado um Seminário Internacional com o tema América Latina – Desafios da luta anti-imperialista, do qual participarão diferentes delegações internacionais convidadas.


Na representação do Partido Comunista da Venezuela (PCV) estará Carolus Wimmer, Membro do Bureau Político e Secretário de Relações Internacionais, que fará uma palestra no Seminário Internacional e participará de diversas atividades organizadas pelo PCB, ajudando a aprofundar as estreitas relações bilaterais que existem entre os dois Partidos irmãos.


Nas Teses ao XIV Congresso Nacional é ressaltado que “a história do PCB se confunde com a busca de uma estratégia para a revolução brasileira. Desde a sua fundação, em 1922, nosso Partido tratou de (…) responder às questões essenciais que nos levariam a formular as formas pelas quais se poderia passar à revolução socialista.”


“O objetivo estratégico do PCB – ressaltam as suas Teses - é a conquista do poder político pela classe operária e seus aliados fundamentais, organizados no bloco histórico do proletariado, cujo objetivo central é a construção da sociedade socialista, período transitório para a emancipação do proletariado na sociedade comunista.”


”Para os comunistas, a conquista do poder político implica dois aspectos fundamentais: a) a participação das massas populares como sujeitos da ação histórica para as transformações sociais e políticas; b) a organização e o fortalecimento do instrumento revolucionário capaz de dirigir a disputa pela hegemonia na sociedade, baseado nos princípios do marxismo-leninismo”.

Um comentário:

  1. Viva o Partido Comunista Brasileiro!
    Viva a revolução!
    Viva o Socialismo e o Comunismo!

    XIV Congresso: mais etapa de uma história de Lutas!

    ResponderExcluir