domingo, 21 de junho de 2009

AO POVO PARAGUAIO: TODO APOIO AO CONGRESSO POPULAR UNITÁRIO! (Nota Política do PCB)

O PCB expressa sua irrestrita solidariedade ao povo paraguaio em sua luta pela segunda independência frente ao imperialismo - do qual o capitalismo brasileiro é parte - e oferece às organizações políticas e sociais que realizam o CONGRESSO POPULAR UNITÁRIO o seu apoio militante, em tudo que estiver ao nosso alcance.

O PCB se associa ao povo paraguaio na luta pela renegociação dos termos do acordo que criou a binacional Itaipu, sobretudo no que se refere ao preço pago pelo Brasil na compra do excedente de energia gerada. Este acordo foi celebrado numa conjuntura de total falta de liberdades políticas, tanto no Brasil quanto no Paraguai, o que inviabilizou não só o debate técnico como o debate político a respeito da questão.

Por outro lado, expressamos diante do povo irmão paraguaio nossa indignação pelo fato de a oligarquia brasileira de turno ter levado nosso país a participar da Guerra do Paraguai, em verdade um dos maiores extermínios já cometidos em nosso continente. A chamada Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), financiada pelo capital inglês, além do genocídio, foi responsável pela desarticulação da economia e do Estado paraguaio.

Associamo-nos também à luta pela devolução do Arquivo Nacional Paraguaio, até hoje absurdamente em poder do governo brasileiro, trancado em sigilo, para que não se conheça a verdadeira história do massacre e do saque de parte do território paraguaio.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) conclama o governo brasileiro a sair da simples retórica da integração continental e iniciar uma renegociação com o Paraguai a respeito do acordo de Itaipu. A integração da América Latina não deve seguir a lógica do mercado, mas, ao contrário, estar voltada para a superação das diferenças sociais, tanto entre os países como dentro de cada um deles.

Assim sendo, o PCB presta irrestrita solidariedade militante ao povo paraguaio, em sua luta por soberania e justiça social, fazendo votos de que a unidade das forças antiimperialistas propiciada por este Congresso potencialize a pressão do movimento de massas, condição para avançar o processo de mudanças no Paraguai, na perspectiva do socialismo.

SOLIDARIEDADE AO PARAGUAI:
UMA DÍVIDA HISTÓRICA DO POVO BRASILEIRO

COMITÊ CENTRAL
Partido Comunista Brasileiro (PCB)

19 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário