sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cuba cria o "NOVA" - um software com base linux para substituir o imperialista (closed)Windows

Enviado pela nossa correspondente na Itália - Dyliane Gonçalves

Depois da Venezuela, Peru, Argentina e Brasil, Cuba também decidiu adotar o sistema operativo GNU/Linux na administração públicca e para os cidadãos. Mas não basta. O governo de Havana não vai utilizar uma das tantas variaçoes Linux ja disponíveis. Em efeito, criou uma toda sua com um novo nome: NOVA.
O anúncio foi dado na XIII Conferência sobre a Comunicação e a Tecnologia com o título "Novas tecnologias: desenvolvimento e controle" que aconteceu esta semana na capital da ilha. Criada pelos estudantes e professores da Universidade de Ciências de Havana (UCI), Nova tem uma interface gráfica inovadora, e pode - a grande vantagem -funcionar com velhos aparelhos, incluindo o processador Pentium II. Ainda nãoo é possível baixar e experimentar, mas para quem quiser saber mais tem um vídeo de demontraçãoo. O vídeo não é muito bom mas dá para ter uma idéia do NOVA http://tv.repubblica.it/copertina/anche-cuba-ha-il-suo-linux/29396?video

Cuba, nos últimos anos, dedicou-se a formar um batalhão de programadores e cientistas da computação, em breve deverão nascer novos programas cubanos.

Quero o NOVA no meu computador!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário