quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O segredo da vitória é o povo - por Walter Titz


Cidades arrasadas. Casas destruídas. Milhares de pessoas desabrigadas. Gustav e Ike, os dois furacões, deixaram profundas marcas em Cuba.
Algumas províncias estão irreconhecíveis. O país precisará ser reconstruído. Mas, acima de qualquer bem material, as vidas foram salvas. Apenas quatro mortes, e quase todas por imprudência, em uma catástrofe que cortou o país de ponta a ponta.

O maior bem humano, a própria vida, foi poupado e resguardado de todas as formas. O governo fez de tudo para que o povo não saísse sequer ferido desse desastre.

Aqui, na Escola Latino Americana de Medicina, a ELAM, enquanto ventos fortes ameaçavam invadir nossa forte estrutura humana, funcionários, e até o próprio reitor, mantinham-se firmes e com o sorriso no rosto para que nada pudesse nos preocupar, enquanto suas casas poderiam ser destruídas a qualquer momento. E, com efeito, nada aconteceu conosco, nem mesmo nossos objetos, protegidos em um guarda-valores, foram danificados; a força da ELAM nos impressionou, nenhuma estrutura abalada.

Nesse momento, o país está sendo reconstruído pelas mãos do próprio povo. Solidariedade, força e resistência, isso é Cuba. Aos povos amigos, aos povos latinos, cabe o dever, visto como solidário, de ajudar esta Ilha que tanto se preocupa com o futuro da América Latina, que tanto ajuda os povos vizinhos, vistos como irmãos, e ostenta com o orgulho a bandeira do Socialismo.


Aos Estados Unidos, por favor, não venham com falso altruísmo. O povo cubano sabe muito bem que um país que lhes impõem um bloqueio econômico terrorista não pode querer lhe ajudar, por isso quando Fidel rejeitou o apoio falou em nome do povo e deixou claro que se os Estados Unidos querem ajudar, então que dêem fim a essa política terrorista; como deixou claro que perderia o respeito ante os países que o apóiam se aceitasse essa ajuda indigna.

Cuba, por todas as suas atitudes, deixa expresso ao pé da letra aquilo que um dia o grande revolucionário Carlos Marighella falou: “o segredo da vitória é o povo”.


Walter Titz estudante da Escola Latino Americana de Medicina em Cuba (ELAM), faz algumas resenhas sobre os acontecimentos cotidianos de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário